Na Grécia do século XIX o ideal dos antigos Jogos Olímpicos não havia sido completamente esquecido. Apesar do barão de Coubertin ser mundialmente reconhecido como responsável pelo renascimento da Olimpíada, aconteceram, muito antes de seu nascimento, outras tentativas de reviver os jogos por parte dos gregos.
Sabe-se que em 1838 a municipalidade de Letrini, perto da antiga Olímpia, decidiu reviver os Jogos olímpicos. Eles planejavam realizar os Jogos a cada 4 anos na cidade de Pyrgos, mas não há mais informações e historiadores acreditam que o evento nunca aconteceu.
Outra tentativa de maior sucesso foi empreendida pelo rico grego Evangelos Zappas através dos Jogos Olímpicos Zappianos. Aconteceram quatro edições destes jogos nos anos de 1859, 1870, 1875 e 1889 com premiações simbólicas e em dinheiro para os vencedores.
Material extra adaptado do site :
http://www.copacabanarunners.net/histvolta.html
2 comentários:
Oi, Douglas:
Realmente, o esporte teve um impulso significativo nos ultimos anos. Hoje, num mundo em que impera o stress e o corre-corre no dia-a-dia, muitas pessoas estao deixando o sedentarismo para maior dedicacao ao esporte e movimento, buscando o equilibrio e a plenitude do ser.
Um beijo da tua mae, Graca.
Postar um comentário