terça-feira, 27 de março de 2007

As primeiras tentativas de reviver as Olimpíadas

Na Grécia do século XIX o ideal dos antigos Jogos Olímpicos não havia sido completamente esquecido. Apesar do barão de Coubertin ser mundialmente reconhecido como responsável pelo renascimento da Olimpíada, aconteceram, muito antes de seu nascimento, outras tentativas de reviver os jogos por parte dos gregos.

Sabe-se que em 1838 a municipalidade de Letrini, perto da antiga Olímpia, decidiu reviver os Jogos olímpicos. Eles planejavam realizar os Jogos a cada 4 anos na cidade de Pyrgos, mas não há mais informações e historiadores acreditam que o evento nunca aconteceu.

Outra tentativa de maior sucesso foi empreendida pelo rico grego Evangelos Zappas através dos Jogos Olímpicos Zappianos. Aconteceram quatro edições destes jogos nos anos de 1859, 1870, 1875 e 1889 com premiações simbólicas e em dinheiro para os vencedores.


Material extra adaptado do site :
http://www.copacabanarunners.net/histvolta.html

As Olimpíadas


Os jogos olímpicos foram criados na Grécia antiga, em 2700 a.C., e tinham por finalidade exaltar os deuses, era uma celebração. Mas esse ritual acabou no século IV.
No século XIX foi realizada apenas uma edição olímpica, foi a primeira de uma nova era das olímpiadas.


Resgatada por um Barão francês que logo abriu a sua ideia. Então, no dia 23 de Junho de 1894, foi feito um congresso esportivo-cultural em que o Barão apresentou a ideia e os delegados dos países que estavam presentes, eles ficaram entusiasmados. Foi tão verídico o entusiasmo que marcaram a primeira edição pra dali a dois anos.

"A idéia do renascimento dos Jogos Olímpicos não foi uma fantasia passageira: foi a culminação lógica de um grande momento. O século XIX presenciou o prazer pelos exercícios físicos renascer em todos os lugares... Ao mesmo tempo as grandes invenções, as ferrovias e o telégrafo conectaram distâncias e a humanidade passou a viver uma nova existência. As pessoas se misturaram, conheceram-se melhor e imediatamente passaram a se comparar. O que um conseguia o outro desejava conseguir também. Exibições universais trouxeram para uma localidade produtos de todo o mundo, congressos científicos ou literários reuniram as variadas forças intelectuais. Então como poderiam os atletas não buscar se reunirem, já que a rivalidade é a base do atletismo e na realidade a ração de sua existência?" (Barão Pierre de Coubertin, 1896)

Daí pra cá começaram a ser realizadas de quatro em quatro anos.


Bibliografia :
http://www.copacabanarunners.net/histvolta.html


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Olímpicos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atenas

sábado, 10 de março de 2007

Nesse blog irei falar sobre um assunto de meu interesse, os esportes no século XIX.

Um século em que sofreram varias mudanças em todos os campos existentes.

Nunca tive antes a oportunidade de fazer um trabalho desse feitio, mas estou empolgado com a idéia, pois é um trabalho interativo em que disperta um maior interesse sobre esse assunto.

Durante o ano serão postadas varias 'materias' sobre esse assunto com o intuito de descrever a história deles.

terça-feira, 6 de março de 2007